Mega Memória – Terceiro mundo abalado em 1991


Após a derrota de rebelião curda no norte do Iraque, cerca de 2 milhões de curdos se refugiaram na fronteira da Turquia e Irã. Soldados da coalizão anti-Iraque ocupavam parte do território iraquiano para garantir a segurança dos curdos, que no início do ano em questão morriam de fome e frio numa média de mil pessoas por dia. ___ Em 29 de abril de 1991, um ciclone devastou o litoral de Bangladesh, deixando um n.º de mortos desconhecido, mas estimado em 200 mil. Um tornado, inundações , tempestades e doenças devido a contaminação da água mataram mais de 1300 pessoas no país.
___ A cólera havia atingido aproximadamente 178 mil pessoas na América Latina, segundo a OMS. 171 mil no Peru. Outros países atingidos foram > Equador , Colômbia , Chile e Brasil.
___ Um em cada 3 africanos passava fome, segundo o FAO. Situação particularmente crítica em Moçambique, Somália, Etiópia , Guiné Bissau, Libéria e Tanzânia. Em 1988, a média de consumo de diário de calorias por habitante foi de 3399 nos países desenvolvidos, 2344 nos em desenvolvimento e apenas 2119 na África.
Cidades – Leningrado voltou a se chamar S. Petersburgo
Leningrado que é a 2ª cidade da Rússia e berço da revolução Bolchevique de 1917, recuperou no início da década de 1990 seu nome histórico de S. Petersburgo. O nome havia sido trocado em 1914 por causa do confronto com a Alemanha para Petrogrado, porque o nome soava menos alemão. Após a morte de Lenin, o fundador do Estado soviético, a cidade passou a se chamar Leningrado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s