Cientistas Brasileiros – Osvaldo Cruz


Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitaristas brasileiros, morreu precocemente aos 44 anos em 1917

Em 1904, dirigiu o saneamento do RJ e enfrentou oposição intransigente contra a vacinação obrigatória da varíola. Foi chamado de rato e general mata mosquitos. O povo se rebelou na famosa revolta da vacina, mas a história lhe deu razão. Transformou o Instituto Soroterápico Federal, mais tarde Osvaldo Cruz, na instituição de Pesquisa científica de saúde do país. Saneou a baixada santista e formou a primeira geração de sanitaristas brasileiros.

Vital Brasil – Redescobrindo o soro antiofídico
Trabalhou no Instituto bacteriológico de S. Paulo, em 1891, ao lado de Adolfo Lutz. Em 1895, mudou-se para Botucatu, onde atendia muitos camponeses mordidos por cobras. Num laboratório improvisado descobriu que o soro anti-ofídico deveria ser específico : para cada espécie de cobra, um soro deve ser usado. Foi o primeiro diretor do Instituto Butantã e em 1919, fundou o instituto com seu nome em Niterói, para produzir vacinas.
Controle da Asma » Bóris Vargaftig
Nascido em Buenos Aires , mas naturalizado brasileiro, comandava uma equipe do Instituto Pasteur de Paris, que investigava alergias respiratórias. Provou em 1989, que a molécula PAF desencadeia crises asmáticas. Se for descoberta uma droga anti-PAF, a asma poderá ser controlada.
Detendo o Mal de Alzheimer » Edson Xavier de Albuquerque
Prêmio Javits de investigação científica nos EUA, esse pernambucano esteve na ponta das pesquisas mundiais sobre a doença. Fora chefe de um sofisticado laboratório na Universidade de Maryland, promovendo pesquisas interdisciplinares de genética, oncologia, neurologia, farmacobiologia molecular, metabolismo hepático e toxicologia. Seu objetivo : deter o estrago desta doença degenerativa no cérebro.
Dupla Dinâmica – Casal Nussenzveig
A vacina contra a malária pode surgir das pesquisas iniciadas por esse casal de austríacos, também naturalizados brasileiros. Com 3 décadas de estudos nos EUA, um protótipo foi feito com proteínas dos parasitas, injetados no sangue pela mordida do mosquito infectado, foi testado com sucesso parcial. A malária é a doença tropical que mais infecta, só crianças são 1 milhão por ano.
Hospital – Tapetes Brancos
A cada 10 min. São trocados os da entrada do hospital Sarah em Brasília, para sinalizar sua higiene impecável. A instituição é um centro de excelência em doenças motoras. Tem os melhores laboratórios de análise do movimento e de genética de doenças ósseas do país e constrói seus próprios equipamentos.
Carlos Chagas – O desbravador
Ele descobriu em 1907 as causas, sintomas e o meio de propagação do mal de Chagas, transmitido pelo mosquito barbeiro que tem em seu intestino o protozoário Trypanossoma Cruzi (em homenagem a Osvaldo Cruz). Viajou por territórios remotos do Brasil combatendo focos de epidemias e doenças. Provou que o sanitarismo básico melhoraria a saúde de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s