O Primeiro ecólogo do Brasil


Militar, engenheiro e jornalista, Euclides da Cunha também foi geógrafo, geólogo e etnólogo. O primeiro ecólogo do Brasil digno do nome. Em 1902, com os sertões, desvendou para um Brasil sonolento o interior bruto da Bahia e a sociedade de Canudos. Mostrou como o homem fazedor de desertos ajudou a degradar a terra do nordeste. Também explorou a Amazônia e analisou as nascentes do rio Purus, em contrastes e confrontos. Sua obra pioneira revelou a vastidão da realidade física do Brasil.
O Educador do Futuro
O neuro anatomista e zoologista Ângelo Machado, catedrático de zoologia da UFMG publicou centenas de trabalhos e descobriu novas espécies de insetos. Desde 1974 tem se dedicado a educação ambiental, tendo feito mais de 150 conferências para crianças. Coordenou e equipe responsável pela lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção em vigor.
A Floresta e o Clima
O agrônomo Enéias Salati mostrou no Centro de Energia Nuclear, em Piracicaba, que a Amazônia é vital para a Saúde do planeta. A evatranspiração da água e das plantas recicla as chuvas que se deslocam para o sul e norte e esquentam a corrente do Golfo, determinando o clima até na Escandinávia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s