FHC – Príncipe e Maquiável


34° Presidente

Ele foi um caso raro de intelectual que virou presidente. Em 1969, com o chileno Enzo Faletto, publicou a dependência e o desenvolvimento na América Latina, renovando as ciências sociais com a “ Teoria da dependência ”. Rompeu com as análises que condenavam um país na periferia do capitalismo, como o Brasil, ao marasmo ou a revolução, e mostrou que poderia haver desenvolvimento.
O Estado Pesado
Sociólogo, historiador e crítico literário, Raimundo Faoro foi um dos primeiros a usar a metodologia do alemão Max Weber na análise social brasileira. Seu clássico os donos do poder (1958), revelou o peso, a estabilidade e o caráter privado do Estado na formação do país jurista, Faoro foi presidente da OAB.
Amazônia
Criado em 1952, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ( INPA) é o cérebro da Amazônia com 900 pesquisadores, 3 Campis em Manaus e várias estações de pesquisa. Tem o maior acervo de conhecimentos sobre o trópico úmido do mundo.
Uma Bélgica Protegida
Além dos seus estudos sobre abelhas indígenas, o zoólogo Paulo Nogueira Neto, catedrático de Ecologia da USP, deu uma contribuição crucial á ciência : criou mais de 30 reservas e estações ecológicas no Brasil, quando foi presidente da extinta Secretaria do Meio Ambiente, de 1973 a 1986. São 3,2 milhões de hectares, um território do tamanho da Bélgica, protegido para a ciência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s