Ciência no Brasil – Neurologia – O que é memória?


É o que o estudo do professor Ivan Izquierdo busca decifrar : Os fundamentos biológicos dos mecanismos da memória. É o pesquisador brasileiro mais citado e trabalhos científicos internacionais. Sua pesquisa no Instituto de Bioquímica da UF do Rio Grande do Sul poderá servir para o tratamento de doenças como a Síndrome de Alzheimer.
Sedimentação Ultra rápida e Barata
O diretor de química da UNICAMP, descobriu a omossedimentação, o processo de aceleração da sedimentação de substâncias pela combinação com a osmose. Na separação de componentes como os do sangue, permite usar centrífugas de baixa capacidade á velocidades 100 mil vezes maior . Também desenvolveu uma síntese de partículas, para a fabricação de pigmentos de tintas e técnicas de aderência para plásticos e borrachas.
Ciência Brasileira – Química Ecológica
Um químico da República Checa , naturalizado, recebeu reconhecimento internacional por sua síntese interdisciplinar da química das plantas. Usou recursos ecogeográficos, morfológicos e metabólicos dos organismos e estabeleceu novos conceitos e métodos fitoquímicos.
Apicultura – Nossas africanas são as melhores
Autoridade mundial em abelhas, Warwick Kerr trabalha com genética na determinação de sexo e estrutura das populações das colméias. Em 1956, introduziu abelhas africanas no Brasil, que fugiram. Através do cruzamento com outros exemplares, reduziu a ferocidade da espécie em 75%. Hoje, o tipo africano resiste a pragas e produz ótimo mel. O único brasileiro que ocupa vaga na Academia Nacional de Ciências do EUA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s