Boicote Olímpico


Acabou em Barcelona, 1992. Os principais foram: 1948, quando Alemanha e Japão foram proibidos. Em 1952, não participaram China e Alemanha Oriental. Em 1980, em Moscou, os EUA lideraram o boicote de 62 países, incluiída a Alemanha Ocidental e Japão. Em 1984, Rússia e o bloco socialista deram o troco em Los Angeles.
Doping – Da velha anfetamina á moderna eritropoitina, desde 1960 registrou-se casos de doping. O ciclista dinamarquês caiu, fraturou o crânio e morreu. Na autópsia, descobriu-se que usou retinou ou ronicol, substância que estimula a circulação. O exame anti-doping só surgiu em 1968.
Curiosidades das Olimpíadas
Escândalo – Um maratonista americano foi banido para sempre por pegar carona de automóvel para ganhar a prova. Médicos da antiga Alemanha Oriental dopavam secretamente seus atletas. A campeão olímpica Olga Korbt, ginasta soviética que ganhou 3 medalhas em Munique, 1972, revelou que ela e suas colegas eram tratadas como escravas sexuais por seus treinadores.
Gol Olímpico – Apesar do nome, não foi feito em olimpíada. O termo que denomina gol de escanteio surgiu em 1924, quando o Uruguai, campeão olímpico daquele ano tomou um gol assim da Argentina, que por provocação, acabou sendo conhecido como gol olímpico.
Grécia – Não se sabe os pormenores, mas a origem das olimpíadas é grega. O 1° registro data de 776 AC. O povo tinha o hábito de homenagear seus deuses em 1 festival esportivo. Atualmente, a Grécia é apenas uma força média.
O melhor atleta – Foi Carl Lewis. Com 9 medalhas de ouro. Conquistou medalhas em provas de corrida em Atlanta já com 35 anos.
Nudez Olímpica – Algumas provas da Grécia antiga eram disputadas por atletas nus. Recentemente, alguns atletas australianos de ponta pousaram nus para a revista Black + White.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s