O Que é o Mega Arquivo?


Depois da descoberta do fogo e da roda, o desenvolvimento da escrita, cuja origem exata é misteriosa, foi uma das mais preciosas tecnologias lançadas durante a evolução humana, através dela, o conhecimento é transmitido pelo mundo todo, de geração em geração. Os grandes cientistas morrem, completando o ciclo vital ao qual estamos submetidos, mas deixam um legado de conhecimento, para que outros que surgirão no futuro possam se basear. O Mega Arquivo tenta ao analisar fragmentos do conhecimento humano geral, montar um intricado quebra-cabeças de como funciona o universo em que vivemos, analisado a evolução geral do homem, suas invenções, seus engenhos e sua luta para prolongar seu tempo de vida através da Medicina e também, seu pouco desenvolvimento no campo social, na produção e justa distribuição de bens. O mundo capitalista ao qual boa parte da população mundial está submetida é apenas um pouco menos injusto que modelos econômicos da Idade Antiga ou Idade Média. Em compensação, houveram grandes avanços nos campos da química, física, medicina, engenharia e domínios de várias outras tecnologias então desconhecidas há uns poucos séculos atrás.

Quem é o autor do ☻Mega Arquivo?
Carlos Rossi, nascido em 1964 – Desde criança sempre fui um devorador de livros, em 1973 aos 9 anos, ganhei uma enciclopédia chamada Trópico, da extinta editora Martins Fontes, ela foi lida 25 vezes. Meu primeiro livro foi o Manual do Prof Pardal, era um livro infantil que falava de inventores e inventos, uma maneira criativa da editora Abril de despertar o interesse pela cultura nas crianças e comigo deu certo, despertando um apetite pelo conhecimento que estava adormecido no meu DNA. O primeiro manual Disney foi o do Escoteiro Mirim, também bastante rico culturalmente. Alguns anos depois me tornei um auto-didata que colecionava livros, paradidáticos e enciclopédias. Deles saíram a base do meu conhecimento. Comecei a escrever o Mega Arquivo em 1988, que foi inicialmente manuscrito, pois não possuía PC naquela época e nem se sonhava que um dia existiria algo como Internet. Fiquei perplexo quando em 1995, no programa do Jô, então no SBT, vi a apresentação de uma obra parecidíssima com a minha, “O Guia dos Curiosos”, por Marcelo Duarte, da Cia das Letras. Esse livro foi um sucesso de vendas nas livrarias, já que houve um melhor trabalho de divulgação e foi escrito por alguém que já era do meio jornalístico. Mesmo assim, continuei o meu trabalho e apresentei-o na mesma Cia das letras em 1999, que não o compreendeu. De lá para cá ele vem sendo periodicamente atualizado, mas a quantidade de textos que aqui foram enviados é apenas uma fração do projeto original.

Meu primeiro livro
Minha primeira enciclopédia
8 comentários sobre “O Que é o Mega Arquivo?

  1. Olá Carlos,

    gostaria primeiramente de parabeniza-lo por tamanho esforço. Gostaria também colocar alguns incentivos, quanto a navegação. Por exemplo, dado uma quantidade de dados dentro de um local, é necessário um sistema de pesquisa (você já tem inclusive) ou então uma listagem. Quanto a listagem, seus subtópicos, por exemplo em matemática, não aparecem numa listagem completa em uma única página, dai dar-se o gasto maior de tempo, submetendo-se de forma obrigacional à navegação entre as páginas a procura de conteúdo que atenda alguma expectativa. Então, se for viavel, e de sua vontade, peço lhe que organize os subtópicos em um única página, pra que torne mais celere uma visão geral (global) do conteúdo. Caso houver interesse do leitor nos subtópicos da “listagem de visão geral (global)” ele poderia pesquisar a tag do subtópico diretamente no formulário de busca ou então clicar no próprio hiperlink direcionado ao texto. Deixo meu email, se precisar trocar mais idéias.
    ok?! Abraço!

    Curtir

  2. Olá Carlos,

    – Gostaria de saber se você criou coisas do tipo: métodos, sistemas, etc, sobre algo?

    – Sem contar o livro semelhante ao guia dos curiosos, você produziu mais alguma coisa?

    Curtir

  3. Obrigado por compartilhar informações excelentes. Seu site é muito legal. Estou impressionado com os detalhes que você tem neste site. Ele revela quão bem você entende o assunto. Página bookmarked este site, vai voltar para artigos suplementares. Você, meu amigo, ROCK! Simplesmente achei a informação que eu já procurei em todos os lugares e não conseguia encontrar. O que faz deste site, um site perfeito.

    Curtir

Deixe um comentário

